Os golpes de capoeira podem ser
divididos em golpes de linha e golpes rodados, entretanto também podem ser
divididos em golpes traumatizantes e desequilibrantes. Lembrando que os nomes dos
golpes podem se alterar de região para região. Um mesmo golpe pode ter outro
nome em outro lugar, ou um mesmo nome pode significar um golpe em um lugar e
outro golpe diferente em outro lugar/região.
Golpes
Traumatizantes
Os golpes traumatizantes são golpes ofensivos, golpes que podem
causar danos ao adversário. Apesar de a maioria das vezes, em rodas ou
treinamento o dano não é desejado, então o golpe fica apenas para incentivar a
esquiva do adversário.
- · Armada ou meia-lua de costas: a armada aplica-se estando em pé. Através de um movimento de rotação, um pé fica firme ao chão enquanto o outro sobe varrendo a horizontal atingindo o adversário com a parte externa do pé.
- · Arpão: golpe no qual derruba o adversário como uma arpa.
- · Godeme: golpe aplicado com a mão fechada (soco) contra o nariz e/ou boca do oponente.
- · Chapa ou chapa de chão: coice aplicado com uma das pernas, estando em posição de rolê (com as duas mãos e pés ao chão, com o corpo virado para o chão e as costas para cima).
- · Chibata: estando na posição de início ou término do aú, o aplicante bate com o pé que está no alto, batendo com o peito do pé e girando para voltar à base deginga.
- · Corta Eucalipto: golpe caracterizado pela neocapoeira como o mais potente. Aproxima-se do oponente, vira-se tronco e braços e salta. Quando está no ar, contrai-se as pernas como uma tesoura a ser usada na perna ou na cabeça do adversário.
- · Cotovelada: golpe com o cotovelo em qualquer parte do corpo do adversário.
- · Escorão, pisão, chapa, ou chapa de frente: aplica-se em pé distendendo a perna de trás em movimento de coice acertando o adversário com a planta do pé. Este golpe pode visar empurrar (derrubando) o adversário e traumatizá-lo.
- · Esporão, chapa rodada ou chapa de costas: aplica-se o escorão, porém a perna de trás passa por trás do aplicante em um movimento de giro semelhante à armada.
- · Forquilha: é a ação de introduzir um ou mais dedos nos olhos do adversário.
- · Escala de mão: golpe semelhante ao soco. Aplica-se com a mão aberta e os dedos encolhidos utilizando a base da mão, estando a palma da mão voltada para o adversário. Normalmente é aplicado contra a face do adversário.
- · Galopante: aplica-se uma mão em forma de concha contra o ouvido do adversário.
- · Gancho: estando em pé, a perna de trás sobe junto com um giro do tronco invertendo o lado do golpe fazendo com que o chute seja dado com o calcanhar ou a planta do pé no rosto do adversário
- · Martelo: estando em pé, a perna de trás sobe lateralmente, flexionada depois estende-se para atingir o adversário. Também pode ser aplicado com uma mão apoiando-se no chão, onde a mão que vai ao chão é a oposta à perna que aplica o golpe.
- Meia-lua de compasso: também conhecida por rabo-de-arraia, sendo a meia-lua de compasso uma variação do golpe rabo-de-arraia que vem da capoeira de Angola. Ficando de lado, agacha-se sobre a perna da frente, estendendo a perna de trás. Faz-se um movimento de rotação varrendo a horizontal com a perna de trás esticada, apoiando-se na perna da frente, terminando em posição de ginga. O corpo do aplicante fica rente à perna da frente sobre a qual ele está agachado. O aplicante pode colocar as duas mãos ao chão para aumentar a sua segurança, ou apenas uma ou nenhuma mão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário